quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Palma de óleo = Dendê

A palma de óleo é popularmente conhecida também como dendê, muito utilizada na fabricação de produtos como o azeite de dendê, sabões e até de biocombustíveis.
palma de oleo-1
Palma de Óleo
A produção da Palma de óleo no Brasil é objeto de um projeto do Governo Federal que visa incentivar a cultura na agricultura familiar, como uma forma alternativa de gerar renda, uma vez que o mercado da palma de dendê vem crescendo muito nos últimos anos, mas também é objeto de recomendações e de determinações técnicas quanto as áreas de cultivo, em virtude das questões ambientais.

Características do Dendê

A palma de óleo ou dendê é uma palmeira que tem o nome cientifico de Elaeis guineensis, é uma planta perene e sua cultura é permanente pois a palmeira dá frutos durante todo o ano. A palmeira oleaginosa produz um fruto, do qual é extraído o óleo de dendê através de processos que podem ser naturais e artesanais ou através de processos mecânicos.
palma de oleo-2
Características do Dendê
O óleo da palma é utilizado na indústria de alimentos, substituindo a gordura trans e sendo rico em vitamina A, é um substituto do óleo diesel, é usado na fabricação de sabão, velas e cosméticos, pois a glicerina é um dos subprodutos da palma de óleo, é utilizado ainda para proteger chapas de aço e folhas de flandres, na fabricação de lubrificantes, graxas e também de artigos vulcanizados. Todas essas aplicações e propriedade fazem com co o óleo da palma seja extremamente valorizado no mercado.

Programa de Produção Sustentável de Palma

O Governo Federal do Brasil lançou um Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo que tem como objetivo incentivar os produtores das regiões que tradicionalmente cultivam a palma de Óleo a adotarem a produção sustentável em suas áreas de plantio, de acordo com as normas estabelecidas no programa, que tem o objetivo de proteger a floresta Amazônia, gerando empregos e renda, promovendo também o desenvolvimento da cultura da Palma óleo associada a preservação ambiental, sem destruir o bioma.
palma de oleo-3
Programa de Produção Sustentável de Palma
No programa as questões ambientais e financeiras estão associadas, pois estabelece regras para o desenvolvimento dessa cultura, porém também sinaliza o desenvolvimento regional num mercado que teve sua demanda triplicada na última década.
Restrições Ambientais
O Programa conta com um importante instrumento para organização territorial da cultura da Palma que é o ZAE – Zoneamento Agroecológico da palma, que tem como objetivo garantir o desenvolvimento da cultura de forma sustentável, com base num levantamento realizado pela Embrapa que delimitou as áreas que são consideradas aptas ao cultivo. O programa ainda proíbe qualquer forma de eliminação da vegetação nativa para o cultivo da palma, assim como seu cultivo em ares de quilombo, reservas indígenas e qualquer outra área de conservação. O programa ainda prioriza as áreas da Amazônia legal que estão degradadas, compreendendo os estados de Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, maranhão, Amapá, Amazonas e Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário