quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Agricultura do Nordeste

Uma das maiores qualidades do ser humano, como raça que domina o planeta e sobreviveu centenas de milhares de anos sobre esta terra, é a sua infinita capacidade de adaptação. Não há lugar inóspito o suficiente para manter os seres humanos afastados, e não clima árduo o suficiente para que eles não tentem plantar o necessário para a sua sobrevivência.
Todos sabemos que a região nordeste do país é conhecida por ser a região mais área do Brasil, mas poucos percebem que lá também há fartura, pesquisa, desenvolvimento e agricultura.
Região
Boa parte da agricultura que acontece na Região Nordeste é, de fato, familiar: os agricultores produzem apenas o que consomem, e o pouco excedente que há, é trocado ou vendido entre vizinhos, em troca de outros produtos dos quais têm necessidade. Mas conforme o tempo passa, e a tecnologia avança, essa realidade tem mudado – mesmo que aos poucos – a agricultura na Região Nordeste tem crescido a olhos vistos.
Ela se dá, principalmente, na região litorânea, chamada “Vale do São Francisco”, que e a fonte mais utilizada para a irrigação destas áreas. A produção mais comum é a de cana de açúcar, produzida lá, cortada, queimada e enviada para usinas. Cacau, caju, algodão, soja e tabaco também já são produzidos nessas áreas irrigadas, aumentando a possibilidade de exploração e crescimento dos agricultores que se dedicam a estas culturas.
Areas
Com sistemas de irrigação mais avançados, empregando tecnologia e muitos estudos ambientais para não prejudicar as áreas afetadas pelos cursos de água que formam as veias de irrigação, já é possível encontrar no nordeste também o cultivo de uvas finas e diversas frutas tropicais, como mangas, melão e acerola. Estas culturas mais diversificadas são feitas para venda interna no Brasil, e também para exportação – principalmente das frutas tropicais – enquanto a uva é frequentemente vendida para fabricantes de vinhos.
Todo o sistema de irrigação na região nordeste tem contribuído para um maior desenvolvimento da área, com toda a certeza, mas ainda está longe de ser o ideal. Os custos dos sistemas de irrigação ainda são altos, e seu impacto ambiental também ainda necessita ser estudado mais a fundo, para que não aconteçam futuros desastres naturais. Os agricultores de menor porte ainda sofrem com a seca, por não poderem arcar com os custos da instalação de sistemas de irrigação, ou mesmo com os suplementos necessários para a produção, depois que a área for irrigada.
Cultivo
Apesar de ser um passo na direção correta para o crescimento e desenvolvimento da agricultura no país, a agricultura na região nordeste ainda precisa de mais desenvolvimento, e mais subsídios para os pequenos produtores, para que eles também possam florescer com o restante da região, tornando sua região e nosso país ainda mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário