quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Agricultura Sustentável. O que é ?

Conceituação Sobre Agricultura Sustentável por membros, usuários e terceiros da Rede de Agricultura Sustentável
"É aquela onde o ciclo produtivo é fechado dentro da propriedade, havendo um equilíbrio energético (Entre produção e consumo), conservando os recursos envolvidos e com mínimo, ou nenhum, ingresso de energia externa derivada de combustíveis fosseis(adubos químicos, agrotóxicos, combustível, etc)".
Charles Seidel, Eng. Agrônomo
Agricultura Sustentável é aquela quem contem responsabilidade com o meio ambiente e o ser Humano, na qualidade do gênero e preservação da Natureza .
Josias Albuquerque. U.V.A. (Univida J.Pessoa PB)
"É aquela capaz de manter-se estável, independentemente da variação da bolsa de Nova Iorque, já que produz gêneros diversificados e não produtos que todos também produzem; Usar os recursos que dispõe na propriedade, sem necessidade de comprar insumos, de forma que não fique dependente de empresas; Ser capaz de manter sua produção estável por longo prazo, levando em conta que cuida de seu solo e água, Fornece condições de crescimento intelectual aos seus trabalhadores, não tratando-os como mera mão de obra escrava; "
linha
Agricultura sustentável deve estar a serviço da saúde e da biodiversidade. - Sergio
 
Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.
Francisco Caporal
É aquela que deixa lucro para o produtor e alimentos de boa qualidade para o consumidor”.
 
Incorporam uma agricultura preocupada com o meio ambiente, aspectos sociais e sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção.
 
Ricardo Miranda Braga" <rmbraga@alfa.dgmnet.com.br
linha
Agricultura sustentável pode ser definida pela busca da maior produtividade possível com maior grau de preservação da natureza, incluído aí a preservação do solo, da água e do ar entre os ciclos produtivos.
 .
linha
Significa que a produção de alimentos deve ter "efeitos negativos mínimos no ambiente e não liberar substâncias tóxicas ou danosas na atmosfera, na água superficial ou no lençol freático; deve preservar e restaurar a fertilidade, prevenir erosão e manter a saúde ecológica do solo". Sustentável também implica o uso da "água de um modo que permita aos aqüíferos se recarregarem e às necessidades de água do ambiente serem satisfeitas". Além dos cuidados com o solo, implica manter uma diversidade de culturas, usando controles naturais para as pestes, facilitando a economia local, promovendo boas relações com os vizinhos, em geral, preservando a saúde da terra e dos que nela vivem.

agro-ecologista americano Stephen Glliessman 
linha
Agricultura sustentável é muito mais do que novas tecnologias. Agricultura sustentável é muito mais do que pacotes "verdes", impostos por grandes multinacionais aos produtores. Agricultura sustentável é muito mais do que políticas econônicas assistencialistas desenvolvidas pelo governo.
Agricultura sustentável é, na verdade, um conjunto de transformações sociais, cujo a principal transformação deve acontecer na consciência das pessoas. Educar o produtor para a cidadania, despertando-lhes o censo crítico e a consciência sobre os desafios de nossa sociedade, pode ser um dos principais caminhos para se chegar a uma agricultura economicamente equilibrada, ecologicamente correta e socialmente solidária e justa para todos.

Antonio lôbo- UEFS
laranja
É aquela onde existe uma conciliação entre produividade, lucratividade e preservação do meio-ambiente. Dentro da lógica capitalista da maximização dos lucros com o aumento irrefreável da produção, o trmo sustentável não se configura facilmente ante ao imediatismo do grande capital
Marlucio Bortoloto<bortolotobh@yahoo.com.br
linha
Agricultura sustentável não é sinônimo de intenso uso de insumos modernos. Agricultura sustentável e, na verdade monitorar, avaliar e decidir o melhor momento de lançar mão de técnicas eficientes e que perturbem o menos possível o meio ambiente.  
Luiz Alberto Staut (staut@cpao.embrapa.br) 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário