domingo, 5 de fevereiro de 2012

Carne Saudável

SUPERMERCADOS SÓ ACEITAM CARNE COM SELO DO SIF, INFORMA PRESIDENTE DA ABRAS



Sussumo Honda diz que medida é necessária devido à “matança de bois sem fiscalização”




Com metade da carne bovina produzida no Brasil sem fiscalização, aumenta a pressão para que supermercados exijam o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) dos fornecedores. Quem admite é o próprio presidente do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumo Honda. “Só podemos comprar carne que vem ‘sifada’” – diz Honda, ressaltando que o cuidado deve ser maior nas regiões onde a fiscalização do abate bovino, do transporte e do processamento da carne é deficiente. Honda acrescenta que a orientação para os supermercados é de que adquiram carne bovina somente de frigoríficos conhecidos. “Afinal de contas, é grande o número de matança de bois não fiscalizados”, reforça.
O dirigente da Abras disse ainda que os supermercados estão fazendo sua parte para garantir a qualidade do produto, atuando na ponta final do consumo com sistemas de refrigeração no armazenamento e junto às gôndolas. “Além disso, damos sempre preferência (no manuseio) a produtos perecíveis, quando chegam às redes, orientando também que os caminhões sejam inspecionados com relação às câmaras frias” – acentua Sussumo, que concedeu entrevista à agência Radioweb, cujo áudio está disponível, na íntegra, no blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br).
Sobre o blog Carne Saudável
O blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br) foi criado como um espaço de discussão e alerta para a importância do acompanhamento da qualidade fitossanitária da carne bovina do Brasil, país que é dono do maior rebanho do mundo e produz anualmente 9 milhões de toneladas de carne – 7,3 milhões só para consumo doméstico.
Seu objetivo é erradicar possíveis enfermidades e, em última instância, colaborar para salvar vidas. Carne Saudável tem por compromisso denunciar os contraventores que colocam no mercado produtos que põem em risco a nossa vida e a de nossos filhos. Pretende também exigir probidade e decência dos órgãos competentes, cobrando o rigor no trabalho de fiscalização para o qual foram criados, já que metade da carne comercializada no País não passa por inspeção federal e até mesmo frigoríficos legalizados operam sem cumprir as normas fitossanitárias básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário