terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MT doa sêmen bovino

Governo de Mato Grosso doa 75 mil doses de sêmen bovino a pequenos produtores de leite

Objetivo é aumentar a produtividade no Estado, por meio de melhoramento genético.

Cristiano Lameira
Pequenos produtores de leite dos 141 municípios de Mato Grosso receberão a doação de 75 mil doses de sêmen bovino. O material foi adquirido pelo governo do Estado nesta terça, dia 7, para ações de melhoramento da genética do rebanho das pequenas propriedades. Segundo o coordenador de cadeia produtiva da bovinocultura leiteira da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) de Mato Grosso, Carlos Dorilêo Leite, o material das raças holandesa, gir, girolando e Jersey deve ajudar a impulsionar a produção local. Também foi criado, nesta terça, o Grupo Gestor da Cadeia Produtiva do Leite, que terá a função de propor e apoiar políticas públicas do setor, além de planejar, controlar e normatizar o arranjo produtivo leiteiro no Estado.
A quantidade de sêmen comprada pelo governo é maior do que a soma de todo o material comercializado anualmente pelas centrais instaladas em Mato Grosso. Foram doados ainda 290 botijões de nitrogênio para armazenar e facilitar o transporte do produto. O investimento chegou a R$ 1 milhão, segundo a Sedraf. A doação faz parte do pacote de fortalecimento da agricultura familiar.
A ideia é aumentar a produtividade e a qualidade do leite. Atualmente, são produzidos três milhões de litros por dia e a meta é chegar a cinco milhões de litros, conforme o titular da Secretaria, José Domingos Fraga. Para o produtor rural Luis Mauro Monteiro da Silva, o melhoramento genético é apenas um entre os pontos fundamentais para mudar a realidade dos pequenos pecuaristas de leite. Ele afirma que também é necessário apoio estrutural, assistência técnica e administrativa.
Com 26 vacas leiteiras em seu rebanho, em Cuiabá, ele relata que dribla as dificuldades comuns aos agricultores familiares com recursos próprios. O número de animais que mantém é quatro vezes maior do que nove anos atrás, quando iniciou a atividade. Com uma melhora na qualidade genética, conseguiu ampliar a produção diária de 10 para 250 litros de leite por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário